quarta-feira, 20 de abril de 2011

Sexo e gênero


Na década de 70 os cientistas sociais passaram a usar o termo "sexo" para se referir à divisão biológica em macho e fêmea, e "gênero" para se referir ao papel social atribuído a uma pessoa baseado em seu sexo aparente e/ou em outros fatores contingentes. Sendo assim gênero analisa os atributos culturais associados a cada um dos sexos e de seus relacionamentos interpessoais trancedendo uma análise restrita da dimensão biológica dos seres. [5]
Existe enorme variação de atitudes culturais, entre e dentro das sociedades, em relação a sexo,sexualidade e papéis sexuais. Para a identidade de gênero, o sentimento individual de pertencer a um gênero, e para perceção de gênero como uma descrição de como o gênero de uma pessoa é percebido (veja também berdachehijraxanith e transexual).
Em algumas sociedades identificam-se os indivíduos jovens com características comportamentaisatípicas e, em vez de puni-los ou ministrar-lhes terapia corretiva, são socializados de tal forma que suas características individuais proverão a eles uma função necessária ou útil para a sociedade por um papel reconhecido e respeitado (veja também pajéxamãcurandeirotong-ki.)

Sem comentários:

Enviar um comentário